O Vício da Liberdade
Documentário
Direção:
Flávia Lins e Silva, Eduardo Vaisman e Vinícius Reis
2002
Entrevistado por sua neta, que tenta entender a cabeça muito moderna de seu avô, Evandro relembra os anos de ditadura militar, quando foi aposentado do seu cargo de Ministro de Supremo Tribunal Federal – que deveria ser vitalício – pelo Ato Institucional número 5. Rememora o impeachment de Fernando Collor, no qual ele defendeu o povo brasileiro contra o então presidente da república, relembra o famoso caso Doca Street, e ainda fala do caso de José Rainha Júnior, discutindo a questão do MST.
O documentário foi coproduzido pelo Canal Globosat – GNT, e contou com o apoio do Jan Vrijman Fund, do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam, Holanda.
O vício da liberdade tem tido grande procura por parte de alunos e professores das faculdades de Direito espalhadas pelo Brasil, assim como por parte de profissionais que atuam na área do Direito Criminalista. O filme já foi exibido em diversas universidades do país, desde Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro até em capitais do Nordeste. Também foi exibido no festival IDFA, da Holanda, e no Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade, em 2003.
Sinopse
O vício da liberdade mostra a história política do Brasil, desde a ditadura militar, passando pelo impeachment do presidente Collor até a primeira eleição do presidente Lula, pela ótica de um dos maiores criminalistas do Brasil: Evandro Lins e Silva.
Informações
Gênero: Documentário
Idioma: Português
Duração: 51 min
Formato: Vídeo Digital
Ano de lançamento: 2002
Ficha Técnica
Direção: Flávia Lins e Silva, Eduardo Vaisman, Vinícius Reis.
Produção Executiva: Ailton Franco Jr.
Fotografia: Marcelo Guru Duarte
Edição: Ana Teixeira
Prêmios e Festivais
(será atualizado em breve)