spotlights.png

Franco Produções & Filmes

é uma produtora de cinema e projetos culturais presente no mercado desde 1992. Sediada no Rio de Janeiro e dirigida por Ailton Franco Jr, a empresa já produziu longas e curtas-metragens, documentários para televisão, mostras de cinema e festivais. Além da atuação na área audiovisual, tem experiência na produção de espetáculos teatrais, de dança, montagem de ópera, organização de turnês nacionais e internacionais, montagem de exposições e formatação de projetos culturais com outras empresas ou criadores. 

 

A Associação FRANCO Cultural foi fundada em 2001 com o objetivo de realizar projetos culturais, educacionais e de formação profissional, o que vem cumprindo desde sua criação. Inicialmente com a razão social de Quid Cultura – Associação de Intercâmbio e Promoção Cultural, em 2010 passou a ser denominada Associação Franco Cultural, sob a direção do seu presidente e fundador, Ailton Franco Jr. Seu mais importante projeto é a criação e produção do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, a cargo da Associação Franco Cultural desde 1991. 

 

Com o intuito de associar a marca às suas diferentes áreas de atuação surgiram as assinaturas FRANCO filmes, FRANCO cultural e FRANCO produções, que identificam todas as nossas realizações.

Realizações:
Franco_Brainstorming-24.png
 
Franco_Brainstorming-15.png

A trajetória da FRANCO Produções & Filmes é marcada pela atuação no mercado audiovisual desde sua fundação. Sob a assinatura Franco Filmes, a empresa vem se voltando cada vez mais para novos projetos em cinema e televisão.

 

Com o objetivo de ampliar o seu currículo com produções de curtas, longas-metragens e documentários, a Franco Filmes está sempre em busca de novas oportunidades e realizações, buscando apoios e parcerias para transformar ideias em projetos realizados.

 

Sua experiência inclui a produção de projetos próprios, coproduções com outros realizadores e a atuação como Produtor Executivo para realizações de outras produtoras. Além de distribuir e difundir no Brasil e no exterior todas as produções realizadas, a Franco Filmes pretende se firmar cada vez mais como produtora de projetos audiovisuais.

 
Franco_Brainstorming-16.png

A FRANCO Cultural, formalmente representada pela empresa Associação Cultural Franco, é a marca que assina os projetos essencialmente culturais e educacionais produzidos pela empresa.

 

Dentre as suas principais realizações, destaca-se o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema, o primeiro festival no Brasil, de caráter competitivo, a qualificar anualmente um curta nacional e um curta estrangeiro para pleitear uma indicação ao OSCAR ©. 

Ao longo de sua trajetória, também produziu e coordenou outros projetos como o Riofan – Festival Fantástico do Rio, evento destinado à exibição e divulgação do Cinema fantástico e da cultura pop relacionada a ele com edições anuais entre 2008 e 2013, a mostra Arte da África – Cinema e Teatro, e o Riofestiv.al em parceria com outros festivais internacionais da cidade do Rio de Janeiro.

 
Franco_Brainstorming-17.png

A Franco Produções é a responsável pela produção, montagem e
formatação de projetos culturais que não se classificam dentro do ramo
audiovisual.

A empresa tem experiência na produção de espetáculos teatrais, de
dança, montagem de ópera, organização de turnês nacionais e
internacionais, montagem de exposições e formatação de projetos
culturais com outras empresas ou criadores.

No seu currículo estão a produção de várias montagens teatrais para
grupos e encenadores brasileiros, a produção de espetáculos de dança
para novos coreógrafos, a produção e montagem de ópera e exposições
de cartazes, como projetos paralelos às mostras de cinema, além de
estar à frente da criação do projeto Curta Galeria, do Festival Curta
Cinema.

 
Equipe
ailton-franco-jr_edited.jpg
Ailton Franco Jr

Diretor-Presidente e Produtor

Formado em Economia e Cinema, trabalha como produtor executivo de cinema e eventos culturais desde 1991. Já produziu longas, documentários e curtas-metragens, mostras, festivais e retrospectivas, dança, teatro, ópera e turnês nacionais e internacionais. E é o criador, diretor e produtor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema. Atua, também, em consultoria internacional na área audiovisual.

Colaboradores