Franco Produções & Filmes
é uma produtora de cinema e projetos culturais presente no mercado desde 1992. Sediada no Rio de Janeiro e dirigida por Ailton Franco Jr, a empresa já produziu longas e curtas-metragens, documentários para televisão, mostras de cinema e festivais. Além da atuação na área audiovisual, tem experiência na produção de espetáculos teatrais, de dança, montagem de ópera, organização de turnês nacionais e internacionais, montagem de exposições e formatação de projetos culturais com outras empresas ou criadores.
A Associação FRANCO Cultural foi fundada em 2001 com o objetivo de realizar projetos culturais, educacionais e de formação profissional, o que vem cumprindo desde sua criação. Inicialmente com a razão social de Quid Cultura – Associação de Intercâmbio e Promoção Cultural, em 2010 passou a ser denominada Associação Franco Cultural, sob a direção do seu presidente e fundador, Ailton Franco Jr. Seu mais importante projeto é a criação e produção do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, a cargo da Associação Franco Cultural desde 1991.
Com o intuito de associar a marca às suas diferentes áreas de atuação, surgiram as assinaturas Franco Filmes, Franco Cultural e Franco Produções, cujas principais realizações apresentamos nos quadros a seguir.
Realizações:
A trajetória da FRANCO Produções & Filmes é marcada pela atuação no mercado audiovisual desde sua fundação. Sob a assinatura Franco Filmes, a empresa vem se voltando cada vez mais para novos projetos em cinema e televisão.
Com o objetivo de ampliar o seu currículo com produções de curtas, longas-metragens e documentários, a Franco Filmes está sempre em busca de novas oportunidades e realizações, buscando apoios e parcerias para transformar ideias em projetos realizados.
Sua experiência inclui a produção de projetos próprios, coproduções com outros realizadores e a atuação como Produtor Executivo para realizações de outras produtoras. Além de distribuir e difundir no Brasil e no exterior todas as produções realizadas, a Franco Filmes pretende se firmar cada vez mais como produtora de projetos audiovisuais.
A FRANCO Cultural, formalmente representada pela empresa Associação Cultural Franco, é a marca que assina os projetos essencialmente culturais e educacionais produzidos pela empresa.
Dentre as suas principais realizações, destaca-se o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema, o primeiro festival no Brasil, de caráter competitivo, a qualificar anualmente um curta nacional e um curta estrangeiro para pleitear uma indicação ao OSCAR ©.
Ao longo de sua trajetória, também produziu e coordenou outros projetos como o Riofan – Festival Fantástico do Rio, evento destinado à exibição e divulgação do Cinema fantástico e da cultura pop relacionada a ele com edições anuais entre 2008 e 2013, a mostra Arte da África – Cinema e Teatro, e o Riofestiv.al em parceria com outros festivais internacionais da cidade do Rio de Janeiro.
A Franco Produções é a responsável pela produção, montagem e
formatação de projetos culturais que não se classificam dentro do ramo
audiovisual.
A empresa tem experiência na produção de espetáculos teatrais, de
dança, montagem de ópera, organização de turnês nacionais e
internacionais, montagem de exposições e formatação de projetos
culturais com outras empresas ou criadores.
No seu currículo estão a produção de várias montagens teatrais para
grupos e encenadores brasileiros, a produção de espetáculos de dança
para novos coreógrafos, a produção e montagem de ópera e exposições
de cartazes, como projetos paralelos às mostras de cinema, além de
estar à frente da criação do projeto Curta Galeria, do Festival Curta
Cinema.
Equipe
Ailton Franco Jr
Diretor-Presidente e Produtor
Formado em Economia e Cinema, trabalha como produtor executivo de cinema e eventos culturais desde 1991. Já produziu longas, documentários e curtas-metragens, mostras, festivais e retrospectivas, dança, teatro, ópera e turnês nacionais e internacionais. E é o criador, diretor e produtor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema. Atua, também, em consultoria internacional na área audiovisual.
Colaboradores
Paulo Roberto Jr.
Colaboração em Projetos |
Coordenação de Programação
Paulo Roberto Jr possui formação em filosofia pela UERJ e atua desde 2008 junto à FRANCO no desenvolvimento de mostras e projetos. É coordenador de programação do Festival Curta Cinema desde 2012 e já contribuiu para a curadoria e realização do ciclo de debates Homossexualidade na Mídia e o do RioFan – Festival Fantástico do Rio de Janeiro.
Lucas H. Rossi
Diretor e Roteirista | Documentário
"Othelo, o Grande"
Produtor e realizador negro, vem construindo um extenso currículo como produtor geral, diretor de produção e produtor executivo, trabalhando em uma série de filmes premiados no Brasil e no exterior. Como produtor, acumula mais de 20 filmes e algumas séries. Enquanto realizador, seus curtas-metragens "O Vestido de Myriam", "Atordoado, Eu Permaneço Atento" e "Ser Feliz no Vão", circularam por mais de 150 festivais ao redor do mundo, acumulando mais de 40 prêmios. Atualmente Lucas está na fase de finalização do seu primeiro longa-metragem "Othelo, O Grande" que é um documentário sobre o ator Grande Otelo, o filme conta com a co-produção da Globo Filmes, Globo News e Canal Brasil e tem previsão de estréia para 2021.
Marion Naccache
Diretora e Produtora | Longa
"Venice Beach, C.A."
Cineasta que vive e trabalha entre Paris e Rio de Janeiro. Estudou poesia contemporânea na École Normale Supérieure de Lyon, na França. Em 2008, começou a compor ensaios em vídeo, exibidos em diversas instituições de arte contemporânea e eventos de poesia. Realizou o documentário Coney Island (Last Summer) (2010). Venice Beach, CA. é seu segundo longa-metragem.
Francisco dos Anjos Jr.
Coordenação de Produção
Chiquinho Jr, como é conhecido, é produtor cultural há mais de 20 anos. Entre vários trabalhos, podemos destacar sua atuação no Festival Curta Cinema, Festival É Tudo Verdade, Show Búzios, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Na Franco, trabalhou por quase 10 anos como assistente administrativo, onde auxiliou na produção de curtas, como em “Cinderela” de Magali Magistry, na ópera “Idomeneo” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos projetos “A Homossexualidade na Mídia”, “20 X Pornochanchada”, “RIOFAN”. É o atual coordenador de produção do Festival Curta Cinema.