top of page
Logotipo_branco.png

1st of 'FILMS '

1st of 'CULTURAL'

1st of 'PRODUCTIONS '

PREVIOUS

PROJECT

NEXT

PROJECT

Franco_Brainstorming-18.png

O vício da liberdade

Addicted to Freedom

Documentário / Documentary
Direction:
Flávia Lins e Silva, Eduardo Vaisman e Vinícius Reis
2002
[English below] Dear English readers, we apologize: this type of content is not fully translatable through the site's language menu. Please use this link in red to see the English translation at the bottom of the page.

Entrevistado por sua neta, que tenta entender a cabeça muito moderna de seu avô, Evandro relembra os anos de ditadura militar, quando foi aposentado do seu cargo de Ministro de Supremo Tribunal Federal – que deveria ser vitalício – pelo Ato Institucional número 5. Rememora o impeachment de Fernando Collor, no qual ele defendeu o povo brasileiro contra o então presidente da república, relembra o famoso caso Doca Street, e ainda fala do caso de José Rainha Júnior, discutindo a questão do MST.


O documentário foi coproduzido pelo Canal Globosat – GNT, e contou com o apoio do Jan Vrijman Fund, do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam, Holanda.


O vício da liberdade tem tido grande procura por parte de alunos e professores das faculdades de Direito espalhadas pelo Brasil, assim como por parte de profissionais que atuam na área do Direito Criminalista. O filme já foi exibido em diversas universidades do país, desde Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro até em capitais do Nordeste. Também foi exibido no festival IDFA, da Holanda, e no Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade, em 2003.


Synopsis

O vício da liberdade mostra a história política do Brasil, desde a ditadura militar, passando pelo impeachment do presidente Collor até a primeira eleição do presidente Lula, pela ótica de um dos maiores criminalistas do Brasil: Evandro Lins e Silva.

Information

Gênero: Documentário

Idioma: Português

Duração: 51 min

Formato: Vídeo Digital

Ano de lançamento: 2002


Datasheet

Direção: Flávia Lins e Silva, Eduardo Vaisman, Vinícius Reis.

Produção Executiva: Ailton Franco Jr.

Fotografia: Marcelo Guru Duarte

Edição: Ana Teixeira


Awards and Festivals

(será atualizado em breve)